segunda-feira, 30 de março de 2015

CIGANA SETE VÉUS

 
Esta entidade é da linha das almas, é conhecida 
como sete véus porque foi deixada na porta do altar sete vezes.
Esta entidade nunca explicou o real motivo destes abandonos.
Desencarnou por suicídio e sua mãe a cobriu com seus setes véus...
 quando chegou no astral ainda no limbo, foi socorrida pelo povo
 das almas que já a conhecia como mariazinha dos véus.
Depois de um longo tempo trabalhando no resgate de espíritos
 suicidas mariazinha foi convidada por Exu Tranca- Ruas
para trabalhar na Umbanda em prol da humanidade... 
aceitação foi instantânea e sua dedicação a umbanda também...
 assim esta pomba-gira passou a ser chamada de Sete Véus!
Recebe seus pedidos e oferendas nos cruzeiros e portas de cemitérios
 ou de igreja, Gosta de velas brancas perfumadas e tule e contas de
 cristal na cor preta e branca... Trabalha para o amor e é ótima
 casamenteira esta é a pomba-gira Sete Véus, sempre pronta a 
ajudar a quem precisar de sua assistência.

Espíritos Ciganos

Os Espíritos Ciganos estão a serviço do mundo imaterial e juntamente com outros grupos de espíritos, vem contribuindo para o equilíbrio dos seres humanos no mundo terreno. Eles atuam em suas correntes preferencialmente dentro do plano da luz e positivo, não trabalham a serviço do mau, pois seu principal objetivo é de prestar ajuda inesgotável aos espíritos encarnados, dentro do critério de merecimento do Plano Superior.


Normalmente quem procura ajuda no mundo espiritual está sofrendo, expiando por algum motivo. Mas, nem sempre esta ajuda é buscada na hora certa, pois ainda há muito preconceito e desconfiança com a cultura cigana! Quanto mais cedo forem descortinadas as impressões negativas que cercam o mundo espiritual, mais rápido alguns problemas considerados irresolúveis poderão ser solucionados.

Os Espíritos Ciganos atuam plano da saúde, do amor e da prosperidade e do conhecimento, nos ajudando na prevenção contra perigos e inimigos, ou para garantir o sucesso e para conhecer o futuro. Eles gostam muito de festas e chegam com muita disposição: fazem tudo que estiver ao seu alcance para ajudar. Usam muitas cores em seus trabalhos, mas cada cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual. Os incensos são comumente utilizados em seus trabalhos e de acordo com o objetivo.

Para que os trabalhos no plano espiritual sejam feito com Ciganos Guardiões é preciso saber qual o que rege a cabeça da pessoa, pois existem formas diferentes para agradar cada entidade. O Cigano Guardião é quem protege o caminho da sua vida, e é representado por números que vão de 01 à 16, sendo que em cada caminho existem 3 ciganos. Sabendo a data de nascimento e o seu decanato, encontra-se seu Cigano protetor.


Veja qual o seu Cigano Guardião: primeiramente situe em que decanato do signo você nasceu; depois some as datas de seu nascimento, o mês e o ano. O resultado que der, olhe na tabela abaixo e saiba qual o seu “Espírito Cigano Guardião”. Exemplo: Se nasceu em 11 / 11 / 1980 – 1+1 = 2 / 1+1 = 2 / 1+9+8+0 = 18 ; então 2+2+18 = 22 e, por fim 2+2 = 4. Nascido no segundo decanato. CIGANA MIROAN.


CAMINHO
DECANATO
CIGANO
1
1
Cigana Zímbia Taram
1
2
Cigano Ruan
1
3
Cigana Zingra
2
1
Cigano Pablo
2
2
Cigana Sarita
2
3
Cigana Rosita
3
1
Cigana Wlavira
3
2
Cigana Saiam
3
3
Cigano Pedrovik
4
1
Cigano Tiago
4
2
Cigana Miroan
4
3
Cigana Ariana
5
1
Cigano Ferran
5
2
Cigana Ilarin
5
3
Cigana Sulamita
6
1
Cigano Wladimir
6
2
Cigana Wlanasha
6
3
Cigana Wlarina
7
1
Cigano Hiago
7
2
Cigana Samara
7
3
Cigana Zanair
8
1
Cigano Artemio
8
2
Cigana Samila
8
3
Cigana Carmelita
9
1
Cigano Kapistiani
9
2
Cigana Íris
9
3
Cigana Marroquina
10
1
Cigano Tarim
10
2
Cigana Lemiza
10
3
Cigana Zoraide
11
1
Cigano Bóris
11
2
Cigana Conchita
11
3
Cigano Rochiel
12
1
Cigano Killiaq
12
2
Cigana Lilliaq
12
3
Cigana Saramim
13
1
Cigano Ramon
13
2
Cigana Raí
13
3
Cigana Zaina
14
1
Cigano Ramires
14
2
Cigana Najara
14
3
Cigana Katiana Natasha
15
1
Cigano Diego
15
2
Cigana Carmencita
15
3
Cigana Zaira
16
1
Cigano Wlais
16
2
Cigana Yasmin
16
3
Cigana Zaida

Energização dos espíritos ciganos

Para fazer a energização de um espírito cigano, é necessário que se tenha conhecimento dos fundamentos do cigano ou cigana que vai ser energizado, pois, se a energização não for feita de modo correto, certamente produzirá efeitos bem diferentes dos desejados.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que, quando falamos do "pote de energização", isso não significa que o cigano ou cigana está energizado em um pote de vidro. Pote é o nome genérico do objeto ou recipiente que foi utilizado para a energização.

Podemos energizar um espírito cigano em vários tipos de potes, dependendo do fundamento desse cigano, isto é, do pote de sua preferência. As imagens ou potes de ciganos são energizados nos mais diferentes tipos de potes, mas nunca será feita uma energização de espírito cigano em um baú. Em baú se faz magia, não energização.

Resumindo, um espírito cigano pode ser energizado em um pote de vidro com pé, em um pote de vidro sem pé, em um barco dourado, em um barco prateado, em um jarro de porcelana, em uma charrete, em uma carroça e em outros tipos de potes. Há espíritos ciganos que são energizados em frutas, pedras, braceletes, gargantilhas... Por exemplo, a energização da cigana Carmelita é feita em um barco dourado. Sabe por quê? O grande amor da vida da cigana Carmelita foi um pescador que a presenteava com conchas, pérolas e outras coisas do mar. Mas seu último presente para Carmelita foi a miniatura de um barco, feito em latão dourado, do qual ela nunca se separou.

O exemplo acima nos mostra como é necessário o conhecimento dos fundamentos, das preferências do cigano ou cigana que vai ser energizado.

*Extraído do livro da autora, "Descobrindo os ciganos dos seus caminhos"
*Ana Natasha

quarta-feira, 25 de março de 2015

SIMBOLOGIA OS ANIMAIS PARA OS CIGANOS


Os ciganos reconhecem nos animais, através de sua natureza, suas qualidades, seus códigos, suas leis e, assim, inspiraram-se neles para estabelecer sinais secretos de comunicação com a sabedoria. 

Águia
Representa a liberdade, a altivez, a força para ser livre.
Seu símbolo é o alvo a ser atingido. 

Garça
È considerada uma ave cigana por ser incapaz de verter lágrimas de dor.
È uma ave sagrada. 

Rato
Símbolo de perdas e prejuízos, problemas de saúde. 

LOBO
Símbolo de força, lealdade e honra, pois só mata para se alimentar ou para eliminar um adversário.
Antigamente os lobos eram companheiros dos ciganos e não atacavam seus cavalos por lealdade. 

SAPO
Simboliza a sabedoria, luz e feminilidade, potencial magnético ( usado para magias ). 

GATO
Representa a prudência, cautela, paciência, capacidade de esperar o momento certo, independência e disponibilidade 

POMBA
Desprezada pelos ciganos, pois não tem vontade própria e se deixa domesticar e abater sem resistência.
A pomba tem também grande significado se ela for escura, serve na magia, para afastar espíritos malignos; se for branca, representa a pureza, humildade, simplicidade, é ave conciliadora. 

CORVO
Representa a justiça, boa sorte e sabedoria, é o único animal que se prejudicar seu semelhante, suicida-se. Para o cigano, mais vale morrer, do que viver sem honra. 

SERPENTE
Significa a força, energia, feminilidade, sexo, boa sorte. 

LAGARTO
Símbolo da fragilidade, pois perde a cauda quando o querem pegar.

segunda-feira, 23 de março de 2015

SIMPATIA PARA NEGÓCIOS


2 pedaços de pano branco virgem de 5 para 6 centímetros
Costurar em volta á mão, com linha verde deixando uma abertura. Colocar dentro 7 grãos de lentilha, 3 grãos de milho, 1 folha de louro, um pouco de salsinha desidratada.
Feche a ultima abertura com a linha verde, deixe a noite inteira no sereno, depois coloque na sua bolsa e deixe lá.
Acender a vela amarela para os ciganos mercadores.

quinta-feira, 19 de março de 2015

As Cartas

A cruz simboliza tudo aquilo que é sagrado e que é relacionado ao divino. Mesmo se considerarmos a cruz como foi utilizada, para causar dor, sofrimento e morte, este simbolismo nos remete à purificação, ao espurgo de todas as impurezas e o alcance da iluminação. A cruz emitindo raios de luz simboliza o objetivo máximo sendo alcançado, algo que nem em nossos maiores sonhos poderíamos esperar.
Não é por acaso que a cruz é a última carta do tarô cigano. Ela encerra com chave de ouro a conquista do aprendizado, o objetivo alcançado, a luz no final do túnel, o ponto máximo de uma jornada. É a carta mais poderosa do baralho, podendo mesmo ser associada ao Orixá Oxalá do qual emana toda a fé no cumprimento do nosso destino. Não vemos nenhum significado em sua via negativa, porém pode ser que a mensagem trazida por esta carta seja a de se manter mais a força de vontade, a perseverança e a fé. Algumas vezes indicando que existe um grande prêmio a ser alcançado, mas que somente com esforço podemos nos tornar merecedores dele.
Interpretação: vitória em todos os sentidos; resultados que superam as expectativas; símbolo da perseverança e fé; indicação de trabalho abençoado ou iluminado; necessidade de se concentrar no que realmente importa; necessidade de manter a fé; símbolo da própria fé.

A âncora lançada no fundo do mar nos lembra uma parada, um descanso, um período em que não é necessário comandar o navio, mas somente aproveitar-nos da segunça que a âncora enterrada no fundo do mar nos transmite.
Esta segunraça é na maioria das vezes de cunho material, capaz de nos manter firmes mesmo com o movimento das ondas do mar. Nesta carta, além de tudo, o mar está tranqüilo e sereno, não trazendo nenhuma ameaça à segurança dada pela âncora, representada também pela cor rosa, presente no fundo do mar.
Numa cartada pode representar que o consulente está seguro numa determinada questão, não devendo temer a perda de um emprego, por exemplo, ou indicando que caso ele venha a perdê-lo uma outra colocação pode estar disponível breve, não afetando a vida do consulente.
Interpretação: Segurança material, tempo de calmaria ou de descanço, tranqüilidade com relação à uma determinada questão, ausência de ameaças capazes de afetar a vida do consulente.

A Matéria, se opondo à carta da Espiritualidade, representa tudo aquilo que é material, especialmente as riquezas ou o dinheiro. Os peixes representavam na antiguidade as posses materiais, sinal de riqueza e respeito.
O baú no fundo do mar indica ao mesmo tempo que aquela riqueza nos pertence, segura e organizada dentro do baú, e que não nos pertence, como o tesouro que está no fundo do mar e que pode ser descoberto por qualquer um que se aventure a buscá-lo. A guarda é provisória, ora um peixe pode estar sobre ele, ora outro. O importante é lembrar-se da natureza transitória dos bens materiais, bem representados nesta carta.
Interpretação: Bens materiais, riqueza, posse. O próprio dinheiro, aquilo que nos pertence, mesmo que transitoriamente.

A chave mostrada na carta Soluções irradia suas vibrações positivas, indicando que a questão sobre a qual se está consultando tem solução, como tudo nesta vida tem, ou que a solução para a determinada quesão já está dada, ou ainda que a solução está expressa a seguir.
As soluções são conquistas daqueles que as mereceram, seja porque lutaram para alcançá-las, seja porque tiveram a paciência necessária para esperar por elas.
Na maioria das vezes, entretanto, a carta Soluções indica mesmo uma direção a seguir, tendo-se em mente que o consulente normalmente está procurando de fato uma solução para um problema de sua vida quando procura o cartomante para ajudá-lo. Assim, a solução deve muitas vezes ser interpretada como um conselho, algo sobre o que precisamos refletir, rever nossas ações, e mudar nosso comportamento para alcançar a solução. Afinal, a carta já indica que ela é possível.
Interpretação: Indique que uma determinada questão tem solução, que esta solução já foi dada ou já está encaminhada, ou aconselhamento sobre alguma mudança que pode levar à solução.

Todo aquele que trabalha persistentemente, com o coração puro e com suas forças voltadas a alcançar aquilo que julga justo e bom, merece um dia ser honrado, ou seja, ser reconhecido pelo seu esforço e que seja recompesado por aquilo que construiu com tanta insistência. A lua exibida nesta carta, cheia e magestosa, representa para o povo cigano uma magia imensa, capaz de impregnar nossas vidas e nos proporcionar aquilo que mais desejamos.
Mas esta carta trata de recompensas exatamente proporcionais e na medida exata ao esforço empregado, ou seja, não pode se esperar ao ver esta carta que algum tipo de recompensa possa vir acima daquilo que é merecido. Assim sendo, se a atitude do consulente numa determinada questão foi negativa ou destrutiva, e a carta que acompanha as honrarias tem um sentido negativo, pode ser que a recompensa seja algo igualmente negativo e inesperado, mas proporcional entretanto ao que o consulente colocou de energia na questão.
Interpretação: Recompença pelo trabalho e suas lutas. Consquista daquilo que almejávamos ao empreender algum esforço, conquista daquilo que se deseja e que se batalhou para conquistar, retorno materializado para um esforço empreendido.

Com sua luz intensa e radiante, seu calor penetrante, o sol é o maior astro do nosso sistema solar, e é também a carta relacionada ao orixá Oxalá, pai e chefe de todas as outras entidades que compõem o panteão africano da Umbanda. Oxalá é a manifestação da fé, não da fé cega e sem sentido, mas da fé consciente e bem resolvida, que ilumina o caminho e abre um canal direto entre as criaturas e o criador.
Esta carta representa a radiação de tudo aquilo que é mais nobre e caloroso, do próprio amor divino que emite sua luz e calor para aquecer os seres. Representa o amor e a caridade, a preocupação com o próximo, a tranqüilidade, paciência, fé. Esta luz é capaz de iluminar nossas almas e nossas mentes, propiciando a solução de problemas, fazendo com que tenhamos boas e construtivas idéias.
Interpretação: Luz divina ou espiritual. A própria espiritualidade e a luz divina agindo dentro de nós. A nossa própria luz interior ou centelha divina que existe dentro de nós. Expansão, crescimento, aprendizado, esclarecimento, idéia positiva ou se encontrar a solução para algo que se estava procurando. A própria solução ou benção que é derramada em nossas vidas.

Com suas águas em constante movimento, nos remete á abundância, pureza ou limpeza, pois leva consigo, em sua correnteza, tudo o que é impuro. O constante movimento das águas e seu burburinho, acompanhados da limpeza que o rio ocasiona, nos traz muita tranqüilidade, apropriada para a reflexão profunda e introspecção. Sendo a água um elemento relacionado à emoção, esta tranqüilidade e reflexão referem-se principalmente ao emocional, daí a paz de espírito tão profunda que esta carta representa.
Os Rios é a carta relacionada à orixá Oxum, orixá feminina que representa o ápice da fertilidade feminina, e por ser uma orixá relacionada ao reino mineral, também a abundância material. Representa o trono divino do amor e da agregação, o que faz desta carta uma carta extremamente positiva, denotando sempre aspectos positivos e construtivos daquilo a que se relaciona.
Interpretação: Representada a fertilidade, o auge da fertilidade feminina. Tranqüilidade, introspeção, paz profunda. Limpeza e purificação.

A Cigana é a figura feminina do tarô cigano. Representa normalmente a esposa, namorada ou pretendente. Em outras situações, a mãe, irmã ou outra parente. Pode ainda referir-se à qualquer outra mulher do relacionamento do consulente, tais como chefes, colegas de trabalho, amigas, ou seja, à quaisquer pessoas do sexo feminino que perteçam ao seu relacionamento.
Em algumas situações específicas, pode indicar uma ou mais de uma das qualidades femininas, tais como a passividade ou paciência, a intuição, a sensibilidade, a emotividade, entre outras. Assim, em determinado contexto, esta carta indica a necessidade de sensibilidade, por exemplo, ou algo sobre o que se lê deve ser tratado com cautela ou ainda seguindo-se a intuição.
Interpretação: Figura feminina do tarô, a esposa, namorada ou pretendente; mãe, irmã ou outra parente; qualquer mulher do relacionamento do consulente. Qualquer uma das qualidade femininas, tais como a passividade ou paciência, a intuição, a sensibilidade, a emotividade, entre outras.

O Cigano é a figura masculina do tarô cigano. Representa normalmente o marido, namorado ou pretendente. Em outras situações, o pai, irmão ou outro parente. Pode referir-se ainda à qualquer outro homem do relacionamento do consulente, tais como chefes, colegas de trabalho, amigos, ou seja, à quaisquer pessoas do sexo masculino que pertença ao seu relacionamento.
Em algumas situações específicas, pode indicar uma ou mais de uma das qualidades masculinas, tais como a ação, a coragem a às vezes a audácia, a força física, a determinação, o raciocínio ou a inteliência, entre outras. Assim, em determinado contexto, esta carta indica a necessidade de ação, por exemplo, ou que algo sobre o qual se lê já se encontra em processo de finalização.
Interpretação: Figura masculina do tarô, o marido, namorado ou pretendente; pai, irmão, ou outro parente; qualquer homem do relacionamento do consulente. Qualquer uma das qualidades masculinas, tais como a ação, a coragem, a audácia, a determinação, o raciocínio, a inteligência, entre outras.

Basicamente a carta do aviso serve para ressaltar ou chamar nossa atenção para as cartas que estão ao seu redor, ou para a setença ou contexto na qual se encontra. Além disso e na maioria das vezes, esta carta traz a leitura para o tempo presente ou para um futuro próximo, porquanto sua função básica é nos avisar sobre algo que está acontecendo conosco naquele momento, ou então para estarmos atentos à algo que acontecerá muito breve.
Algumas vezes esta carta nos indica algo que ignoramos ou que não damos muito atenção ou não damos o devido valor.
Interpretação: aviso, ressalta o siginificado das demais cartas, traz a leitura para o tempo presente o para o futuro próximo, indica a necessidade de atenção.

Diferentemente de outras cartas que representavam determinada manifestação energética manifestada por um determinado orixá, temos nessa carta um orixá que a reje, e não somente à estas qualidades, como tantas outras. O orixá Obaluaê, ser unigênito, manifesta as qualidades da estabilidade e mobilidade divinas, que conferem à criação tanto sua permanência, quanto sua evolução incessante.
Por ser uma criatura unigênita, e geradora destas mesmas manifestações em si mesmo, gera condições imprescindíveis à evolução dos seres, fazendo surgir em tudo e em todos a necessidade e o desejo incessante de ir em frente, de aprender sempre.
Os livros representam essencialmente este desejo de evoluir sempre, de aprender, de estudar. Representam o desejo de aprender e não o aprendizado em si, uma vez que o conhecimento contido no livro precisa ser obtido através da vontade, não representando portanto um tipo de conhecimento latente ou mesmo intuitivo. Por isso os livro podem também relacionar-se com outras fontes de apresdizado, tais como escolas ou lacais de trabalho.
Em uma cartada os livros representam normalmente a busca pelo conhecimento, ou a necessidade que o consulente tem de se esforçar em agir com sabedoria, de buscar orientação, ou de, ao menos, buscar agir com a maior sabedoria e bom senso em uma determinada situação.
Interpretação: Aprendizado, conhecimento adquirido, sabedoria e bom senso; necessidade de se usar dicernimento; locais de estudo ou de trabalho, onde se obtém aprendizado.

As Alianças representam a união, podendo ser de vários tipos. A primeira idéia que nos passa pela cabeça é a união matrimonial, sendo esta idéia muito válida. Mas as alianças podem indicar também sociedades, formação de grupos, ajuda mútua, a união que faz a força.
De fato, não podemos estar sozinhos, nós dependemos das outras pessoas seja emocionalmente, profissionalmente, espiritualmente, em todos os níveis da nossa existência. O homem foi criado para, junto de seus semelhantes, aprender e evoluir, ajudar e ser ajudado.
Pode significar que seremos ajudados a obter algo que esperamos, que alguém irá influenciar positivamente na conquista daquilo que almejamos. Em sua via mais negatica, pode indicar dependência, ou influência excessiva de um determinado aspecto sobre outro, indicando que para se conquistar algo, outro assunto deve ser resolvido juntamente.
Interpretação: Matrimônio, sociedade, constituição de grupos; ajuda mútua, companheirismo, união; obtenção de ajuda para se obter algo que se espera. Dependência ou influência.

Os Sentimentos revelam o nosso lado emocional, sensível, nossas reações instintivas que brotam do fundo do nosso ser e se manifestam muitas vezes de forma alheia à nossa vontade.
Embora esta carta traga um coração radiante, o que nos faz lembrar do amor, sentimento mais nobre e importante para o ser humano, esta pode ter o seu lado negativo salientado por alguma carta que a acompanhe, dependendo do contexto. Além disso, esta carta pode indicar, em sua via negativa, sentimentalimos excessivos, reações instintivas, bloqueio da razão, atitudes impensadas, nervosismo, entre outras reações.
Mas na maioria dos casos representa a manifestação dos sentimentos mais profundos, de emoções, sensibilidade, amor. Indica também início de relacionamento, paixão, namoro, compromisso emocional. Entendimento entre as partes, simpatia, solução de problemas de relacionamento.
Interpretação: Emoções, sensibilidade, lado emocional se sobrepondo ao racional; bom relacinamento, comprometimento emocional, namoro, paixão, amor; em sua via mais negativa, pode indicar atitudes impensadas ou precipitadas, bloqueio da razão, nervosismo.

O desgaste é uma destruição realizada de pouco a pouco, no decorrer de um longo tempo e, muitas vezes, sem que se perceba. A figura do rato saindo do escuro denota esta destruição que é realizada sem que nos apercebamos, pois um animal sorrateiro, que costuma roubar às escondidas, além de ser um freqüentador assíduo dos lugares onde ele sabe que tem do que se alimentar.
Estes desgastes podem ocorrer tanto no plano material quanto no espiritual e, tipicamente, vai sugando ou diminuindo aos poucos a energia da qual se alimenta, até o seu completo esgotamento ou destruição. Por isso é preciso ter cuidado com este tipo de alerta, pois o descuido pode levar à perda total daquilo que a carta diz respeito.
Sua manifestação se dá por meio de roubos, perturbações contantes, desleixo ou descuido que leva ao desgaste, chateação, esquecimento.
Interpretação: Desgaste, roubos, vampirismos ou pessoas que se aproveitam, perturbações constantes, chateações, esquecimento.

O orixá que relaciona-se com a carta dos Caminhos é o orixá Ogum, que é o orixá que mais se aproxima dos homens depois de Exú. Ogum é a representação da Lei Maior. No plano espiritual é a representação das legiões de guardiães e de todas as milícias que buscam manter a ordem.
A Lei que é manifestada por este orixá é a linha reta, ou o caminho da retidão e do que é justo. Todas as energias que se opõem à ela são quebradas ou anuladas. Assim, o caminho representado por esta carta é também o caminho do que é justo, do que foi conquistado com o esforço próprio de cada um e que é aberto por mérito.
Esta lei age com extrema firmeza e inflexibilidade, uma vez que a Lei Maior aponta um único caminho sem alternativas. Esta ordem que é imposta pode muitas vezes ocasionar uma certa sensação de contrariedade, ou ao menos perplexidade, mas que logo mostra o seus devidos valores e motivos para se manifestarem desta forma. Mesmo porque onde esta energia se manifestar não se permite desequilíbrios, injustiças ou insensatez, coisas com as quais eventualmente nos habituamos e às vezes até nos apegamos.
Interpretação: O caminho de cada um ou o caminho que se abre à frente. Progresso, oportunidades, ligação do passado com o futuro, vitórias.

A carta das Pedras é relacionada ao orixá Xangô, orixá da manifestação da Justiça Divina, que traz o equilíbrio a tudo o que existe na criação pois em tudo o que foi criado por Deus existe a harmonia, o equilíbrio e a justiça.
A justiça manifesta-se independente de nossa vontade, tendo em vista que a energia equilibradora manifestada por Xangô está presente na gênese de todas as coisas que existem. Assim, muitas vezes, podemos nos surpreender ou mesmo nos contrariar com as revelações desta carta, uma vez que a justiça manifesta-se nas ações que nos são direcionadas, bem como naquelas que desempenhamos. Em ambas as direções ela se fará presente, mais cedo ou mais tarde.
Esta energia equilibradora é também uma esgotadora natural dos sentimentalismos, levando os indivíduos a uma postura mais equilibrada, mais racional, ou seja, menos passional. Neste sentido, as Pedras podem revelar uma estabilização emocional e uma conseqüente orientação para a inteligência e o raciocínio.
Pode estar relacionada ainda a outros assuntos relacionados com a justiça, como os processos jurídicos, juízes, documentos, situações legais, etc.
Interpretação: justiça, equilíbrio, esgotamento de sentimentalismos, uso da inteligência ou racionalidade, realismo.

Representa as ervas que curam os homens de todos os males, a solução para os problemas atuais, os remédios que precisamos e que estão ao nosso alcance para nos curarmos. Representa também a habilidade de, com astúcia, conhecimento e boa vontade, usar as ervas para se vencer um determinado problema.
Relaciona-se ao orixá Ossaê, mas também pode relacionar-se com Oxóssi e Ogum. Este é o orixá do conhecimento das folhas que curam, dos chás e dos espíritos que habitam as florestas e que são capazes de carregar os males e nos trazer a energia que promove a saúde, a clareza mental e a disposição para agir.
A proximidade destas entidades com a natureza e o domínio sobre as coisas naturais que podem nos promover a cura, deve-se ao fato de que Oxóssi é o orixá do conhecimento, sendo o conhecimento das coisas do Criador sua principal qualidade. Assim ele se faz presente na natureza, onde há a mais pura manifestação da criação: nas folhas das árvores, animais e espiríritos da floresta, que ele domina completamente.
Interpretação: solução para os problemas, cura para os males, habilidade de, através do conhecimento e força de vontade, solucionar determinada situação. Melhoras da saúde.

Esta lâmina possui um siginificado amplo e profundo. Pode indicar tanto a espiritualidade enquanto plano espiritual, quanto a nossa própria espiritualidade, ou seja, a centelha divina que existe dentro de nós, pois a torre representa tudo aquilo que está guardado dentro de nós, nosso subconsciente, o eu interior, nossa alma.
A espiritualidade está constantemente presente em nossas vidas, nos influenciando, nos enviando avisos, conselhos e luzes. É o “pão nosso de cada dia”, a luz que nos é enviada pelo Criador para dar sustento em nossa jornada. Neste sentido, é necessário dar ouvidos à espiritualidade, deixar nossas opiniões um pouco de lado e receber os conselhos que ela nos envia. Também levantar as mãos para o alto, e humildemente receber a luz que a nós é reservada, renovando as energias e nos preparando para o porvir. Indica essencialmente as bençãos que se derramam sobre nós e sobre nossos afazeres, nos enchendo de graças.
No sentido mais interior, representa nossa própria espiritualidade ou espírito. Faz-nos lembrar que dentro de nós está a resposta para todas as dificuldades do mundo, e que lá dentro está a centelha divina que nos foi dada pelo Pai Celestial quando fomos criados.
Interpretação: plano espitirual, entidades benfeitoras ou protetoras do plano espiritual que nos ajudam, iluminam, aconselham ou advertem. Nossa espiritualidade, o interior de cada um, o próprio espírito, bem-estar espiritual ou iluminação espiritual.

A figura do melhor amigo do homem nos remete à lealdade, legitimidade, expontaneidade, sinceridade, honestidade. Tudo o que se relacionar com esta figura nos será absolutamente digno de confiança.
Representa também proteção de um amigo espiritual ou mesmo material, de alguém que certamente não nos faltará em caso de necessidade e que, se já não está fazendo, fará tudo o que estiver ao seu alcance para nos defender ou ajudar. Esta ajuda se manifestará da maneira mais autêntica bastando, para nós, retribuir esta lealdade com a mesma moeda. Assim teremos um protetor contra os perigos ou contra os inimigos.
Interpretação: Veracidade ou autenticidade sobre alguém ou alguma questão sobre a qual está sendo associada a carta. Amigo ou protetor espiritual ou material que nos defende ou auxilia. Situação na qual se deve ter confiança, a iluminação que pode ser alcançada.

A cegonha voando entre nuvens cor-de-rosa nos mostra um bonito novo céu que se abre à nossa frente, representando boas novas. O ramo de oliveira no bico da cegonha nos remete à uma nova terra, a qual devemos buscar esquecendo um pouco o passado e pensando mais no futuro promissor que está à nossa frente. A cegonha alça vôos mais altos, indicando que para alcançar esta nova situação precisamos também nos arriscar, abandonando as velhas situações e estando prontos para as boas novas.
As novidades podem relacionar-se com qualquer aspecto que está sendo consultado, desde uma pessoa, um bem, uma situação, um emprego, um relacionamento pessoal ou amoroso.
Estas novidades revelam-se realmente em oportunidades, as quais devemos estar tanto atentos quanto encorajados, para enfrentar uma eventual mudança e nos esforçarmos para obter aquilo que esta boa nova nos traz.
Interpretação: Novidade, boas novas, futuro promissor, situações que exigem nossa coragem de encarar o novo, melhora de determinada situação à qual esta carta se relacionar, bons augúrios.

A estrela de cinco pontas representa o equilíbrio emocional, espiritual e mental. Simboliza a radiação de uma luz, que nasce do interior do ser e que ilumina tudo à sua volta, trazendo uma influência positiiva e benéfica, a favor da intenção daquele que a irradia.
Por isso, antes de significar a sorte no seu sentido mais mundano, como ganhar na loteria, esta carta indica a tendência de que tudo à sua volta transcorra dentro das melhores influências, com amparo desta luz, mental e espiritual, que faz com que as coisas aconteçam da melhor forma possível ou ao menos favoravelmente. É claro que, no final das contas, isso se manifesta mesmo no sentido mais mundano, uma vez que a boa radiação interfere em todos os aspectos da vida.
Esta estrela indica bom astral, bom humor, bons pensamentos, proteção espiritual, a força de uma oração que nos purifica, ilumina e protege.
Interpretação: Boas influências, favorecimento da questão que está sendo observada e que se relaciona com esta carta, equilíbrio emocional, espiritual ou mental, bom astral, proteção espiritual.

A figura do urso, representando a falsidade, e do grande olho ao fundo, representando a inveja, nos dão diretamente o significado desta carta, sem nenhum rodeio.
Este é um alerta para se tomar cuidado com falsos amigos, ou com aqueles que se fazem de amigos somente para tirar algum proveito da situação. Pode estar manifestando também um sentimento de inveja, ou de “olho grande”, como se diz popularmente, e que nos indica a necessidade de sermos mais cautelosos e mostrarmos menos o que temos, de sermos mais reservados. A inveja é uma manifestação importante, pois efetivamente pode ocasionar danos a quem a receba, levando a perdas e tristezas.
Ainda sobre a falsidade, se relacionada à algum fato ou acontecimento, indica que este pode sofrer um revés, e o resultado pode assim ser negativo ao invés de positivo.
Interpretação: Falsidade, inveja, falsos amigos, traição, revés de uma situação que se imaginava positiva e se tornará negativa, “olho grande”.

A figura de uma raposa escondida numa moita indica uma pessoa ou um determinado acontecimento ou situação que não é bem o que parece, assim como esta raposa tenta disfarçar-se atrás da moita, tentando parecer outra coisa e assim ludibriar sua presa.
Esta carta nos avisa para não acreditar em tudo o que vemos ou em tudo que nos é apresentado, pois nem tudo é o que parece. Ela nos avisa ou nos alerta sobre enganos, mentiras ou traições, armações e pessoas falsas. Cuidado com pessoas que tentam nos ludibriar ou tapear de alguma forma.
Num outro sentido pode indicar distrações ou desvios de atenção, daqueles que fazem com que vejamos a situação de um modo destorcido ou diferente da realidade. Nesse caso seria indicado ter mais atenção aos fatos, evitando distrações e concentrando-se naquilo que é verdadeiro.
Interpretação: armadilha, pessoa falsa, mentiras, traições. Pode significar também enganos, distrações, desvios da realidade, idéias equivocadas ou falsas.

Relacionada à entidade Erê, que na mitologia da umbanda representa espíritos em forma de crianças, nos remete à pureza, simplicidade, curiosidade, honestidade ou transparência tipicamente infantil. Estas entidades têm trânsito livre pela espiritualidade, e costumam levar e trazer mensagens entre orixás e humanos.
Todo adulto tem dentro de si uma criança que, não importa o quanto se envelhece, estará sempre ativa, em sua pureza e curiosidade, brincalhona, com sede de aprender. Esta criança nos remete às nossas origens, abertos para um mundo de esperanças. Em outros momentos, traz à tona nossas inocências, sensibilidades e carências, fazendo-nos desejar um pouco de colo e proteção.
Representa também o lado mais verdadeiro de cada um, graças à autenticidade e franquesa da criança, indicando que um indivíduo no contexto que está sendo lido, por exemplo, está sendo sincero.
Interpretação: aprendizado, curiosidade, intuição, confiabilidade ou mensagens verdadeiras, transparência, crianças de fato ou mesmo filhos. Numa via mais negativa, carências, sensibilidade excessiva, dependência ou inocência em demasia.

Os pássaros cantando expressam a manifestação do mais puro contentamento, pelas coisas simples e belas, que nos causam felicidade e bem-estar. Enuncia aquele sentimento de estar enamorado por alguém, num clima romântico e alegre.
A felicidade de fato encontra-se neste mundo ou em qualquer outro, pois está mais estreitamente relacionada com um estado de espírito e de domínio sobre as emoções, do que qualquer outra coisa. Basta imaginar que a felicidade desaparece justamente onde ocorrem o medo, a apreensão, insegurança, ansiedade. Aqueles que guardam rancores ou mágoas são perturbados por seus ressentimentos, e jamais podem ser felizes. Aqueles que não se contentam ou não se satisfazem jamais, que são egoístas ou mesquinhos, tendem a viver solitários e tristes.
Deus em sua infinita sabedoria nos criou para a felicidade, e nos provê de tudo que necessitamos. Assim, aquele que entende e percebe esta realidade maravilhosa sabe que a Inteligência Infinita protege seus interesses e pode atingir a mais intensa felicidade. Todo este sentimento deve advir da própria segurança, do desapego e do interesse pelo próximo.
Interpretação: Alegrias, realização do que se deseja, felicidade, contentamento, otimismo, bem-estar. Pode indicar o início de um novo relacionamento, namoro repleto de romantismo.

A Magia é a expressão da vontade criadora agindo sobre os elementos e sobre todas as coisas que existem sob a terra. É a força de criação mental que age, a partir do conhecimento, intuição ou inspiração, para realizar algo. Estes são atributos próprios daquele que tem a posse e comunicação dos poderes e dons do espírito. Assim, a magia é de fato a motivação divina no homem, a vontade na liberação do poder e dos dons recebidos Dele.
Esta carta, em seu aspecto mais positivo, indica essencialmente habilidade, destreza, inteligência e criatividade. Essas capacidades denotam confiaça a quem as exercer, engenhosidade, o que pode levar ao progresso e à autonomia. Estas, em excesso, podem levar ao egoísmo, manipulação ou dominação, em sua via negativa.
Interpretação: habilidade, destreza e criatividade, que podem ou devem ser usadas numa determinada circunstância para se conquistar algo. Indica também que o consulente tem a capacidade ou o poder de realização. Agir pela intuição pode ser o mais recomendado na situação na qual se encontra, permitindo que dons naturais ou mesmo a espiritualidade possam atuar livremente.

As Transformações estão presentes em todos os aspectos da vida, da natureza, do universo enfim. Embora eventualmente tenhamos medo das transformações, elas irão ocorrer, quer queiramos ou não, incondicionalmente. A natureza na verdade não se preocupa com o indivíduo, mas sim com sua perpetuação, renovação e evolução.
Normalmente renovações são advindas de destruições anteriores, o que abre espaço para a regeneração e surgimento de algo novo. Assim as transformações podem estar relacionadas com diversos aspectos positivos, como revitalização, regeneração, renascimento, ressurgimento, renovação de idéias, abertura de novos caminhos, e leva o indivíduo a aprender sobre desprendimento e desapego. No entanto pode trazer conjuntamente aspectos negativos, relativos à destruição das situações atuais, tais como o insucesso, fracasso, sacrifício, renúncia, despedidas, vazio, impotência, desafios, demissões, rejeição, etc. Estes aspectos negativos podem levar, dependendo do contexto, à decepção, depressão ou até doença. Por isso os melhores aconselhamentos que podem ser dados à quem passa por transformações é estar atento e enfatizar os aspectos positivos da mudança, evitando as armadilhas dos aspectos negativos que podem desviar o indivíduo dos benefícios a serem obtidos.
Interpretação: Algum aspecto da vida do consulente relacionado à esta carta está em processo de transformação. Algo está prestes a ser terminado para dar lugar a algo novo, em substituição. Mudança, amadurecimento, renovação.

A chuva causa basicamente dois efeitos: o primeiro, que é o de molhar e amolecer aquilo que está seco e petrificado, e o segundo, que é o de carregar o material amolecido e desprendido, decantando-o no solo. Essas são também as características da energia emanada pela orixá Nanã, relacionada à esta carta. Assim, através da atuação dessa energia, ela prepara os seres para a renovação, removendo negativismos, desequilíbrios, mágoas e conceitos ultrapassados, desfaz os excessos e decanta os vícios, deixando-os prontos para a evolução.
Nanã é tida também como a orixá que aliou-se a Oxalá na criação do mundo, e por isso é mãe de todos os seres. Apesar dessa característica da fecundidade, enquanto prepara os seres para a renovação devido à sua energia decantadora, pode ser associada também à senilidade, perda de memória ou à menopausa, enquanto esgota essas energias. No que diz respeito à maternidade, temos Oxum estimulando a sexualidade feminina; Iemanjá, a maternidade propriamente dita; e Nanã, desfazendo através da menopausa, terminando o ciclo da maternidade.
No que diz respeito ao elemento água podemos considerar ainda a questão emocional, que devido à decantação tem relação especial com os sentimentos mais profundos.
Interpretação: preparação para a renovação, algo muito profundo, sentimentos profundos ou verdadeiros, fertilidade e alegria (depois da chuva). Quando relacionada com a saúde, senilidade, perda de memória ou menopausa.

Perdas fazem parte da vida, seja ela do tipo que for. Iludem-se aqueles que pensam que possa existir alguém que nunca perde nada. Mesmo o mais afortunado perde eventualmente alguma coisa, o que na verdade é extremamente positivo. Desde crianças já começamos a perder coisas, como a atenção de nossos pais por exemplo, e por toda a vida continuamos a perdê-las. Isso porque é somente através da perda que amadurecemos, é somente através da perda, por mais difícil ou doloroso que possa parecer, é que podemos crescer e nos tornar pessoas plenas e desenvolvidas.
As perdas não ocorrem necessariamente contra a nossa vontade: por vezes ela pode ocorrer também por um processo de esmorecimento, de abandono ou desistência, num processo que pode até ser inconsciente. De qualquer forma, mesmo com toda a insistência que temos eventualmente em manter as coisas como elas estão, as perdas ocorrem, e juntamente com elas alguma contrariedade, revolta, tristeza ou melancolia. Todos esses sentimentos negativos podem ser alternados por um senso de otimismo de que as coisas podem mudar para melhor, pois no lugar de uma perda normalmente ocorre uma conquista de algo novo e, eventualmente, melhor.
É importante observar que normalmente as perdas ocorrem envolvendo coisas que já não possuem mais uma energia apropriada e que está em dissonância conosco, já numa outra vibração, e que por isso precisa ser removida para dar lugar à algo novo que poderá contribuir mais com nossa evolução espiritual. Assim, ao final de um ciclo de aprendizado, de vida ou etapa, muitas coisas podem ser perdidas.
Interpretação: perda de energia própria, perda de coisas materiais, perda de posições.

Oxumaré é o filho de Nanã e Oxalá, relacionado à carta do arco-íris. Este orixá é a expressão da renovação da vida e da diluição dos desequilíbrios. Por isso esta energia se torna presente na vida dos seres quando suas ligações ou agregações estão em desequilíbrio ou em desarmonia. Depois de diluídas estas desarmonias, as condições ideiais para uma renovação ocorrem, entrando em ação o seu fator renovador. A associação deste orixá com o arco-íris e com a serpente Dá ocorreu justamente por causa da irradiação diluidora de Oxumaré, que irradia as sete irradiações Divinas e que foram associadas às sete cores do arco-íris.
Pelo fato de estas irradiações se fazerem presentes onde existe o desequilíbrio ou a desarmonia, esta carta anuncia a existência de um problema, ou um desequilíbrio, ou uma desarmonia num determinado aspecto da vida do consulente. Em contato com esta desarmonia, a irradiação diluidora é a que se tornará ativa primeiro, o que significa muitas vezes a diluição ou destruição deste ascpeto desarmônico, representando alguma perda ou aborrecimento, ou mesmo conflitos. Isto pode ocorrer principalmente em virtude do apego que todos nós temos à determinadas coisas ou situações e porque normalmente custamos a abrir mão delas para permitir a renovação.
Interpretação: representa desequilíbrios ou desarmonias existentes na vida do consulente, com o aspecto relacionado, e possível perda ou aborrecimentos sobre a questão. Se seu sentido negativo for acentuado, discussões, conflitos, desestruturação. Importante considerar o aspecto da renovação daquilo que já se encontrava desgastado.

Esta carta é relacionada a orixá Iansã, uma divindade um tanto controversa e, às vezes, mal interpretada. Iansã tem natureza eólica, e se relaciona com todos os elementos da natureza: com a àgua e o ar, devido à presença da água e do vento nas chuvas e tempestades; com o fogo, relacionado ao raio; e com a terra, que é carregada por esta força da natureza. Esta capacidade de se relacionar com os elementos da natureza é a manifestação divina que está presente em tudo o que Ele gera e cria: sua qualidade transformadora, móvel, renovável e direcionadora.
Assim como a chuva ou a tempestade, nem sempre os ventos são convidados a atuar em nossas vidas: sua energia se manifesta espontaneamente de modo a nos envolver pois possui uma natureza extremamente ativa, impondo sua vontade, mudando nosso caminho ou simplesmente mudando tudo à nossa volta, transformando nossas vidas e trazendo a renovação.
Pelo fato de se manifestar independenmente de nossa vontade, pode nos contrariar, trazendo alguma confusão, desorientação, descontentamento, frutos do nosso apego às situações cômodas ou viciadas nas quais geralmente nos encontramos.
Interpretação: Mudanças não esperadas, novidades ou renovação. Confusão mental, desorientação, turbulência. O consulente deve tomar cuidado principalmente com a interpretação das situações nas quais está envolvido, evitando tomar decisões precipitadas.

As Árvores estão relacionadas com o orixá Oxóssi, orixá das florestas e das matas, filho de Iemanjá e de Oxalá. Oxóssi é o orixá caçador, e sua lenda conta que ele foi um grande caçador de elefantes, além de profundo conhecedor da natureza, das plantas e suas aplicações. Ele é guardião das florestas onde vive e dos animais por quem tem extremo cuidado. Com seu grito alto e perfeito, defende também os caçadores de animais ferozes e favorece a caça para aqueles que considera justos.
Na natureza as árvores são detentoras e concentradoras de grande energia, que compartilham entre si e entre todos os animais e plantas que vivem na floresta. Existe assim uma troca de energias, num eterno dar e receber, num ciclo maravilhoso e fecundo.
As árvores são ainda responsáveis por abrigar e alimentar muitos animais e plantas menores, tendo assim uma conotação de proteção e de provedora daquilo que nós precisamos. Debaixo de sua copa nos sentimos bem, aliviados do calor, protegidos da chuva. Podemos colher os seus frutos e abaster-nos com sua energia. Estas dádivas podem ser ainda de natureza intelectual ou de conhecimentos, uma vez que as árvores são seres ancestrais que presenciaram muitos acontecimentos e mudanças que nós, que temos uma vida mais curta, não fazemos idéia.
Interpretação: Comunicação entre as pessoas, compreensão e entendimento; dar ou receber algo, compartilhar o que se tem ou receber algo compartilhado por alguém. Representa a divisão de algo demonstrado pela carta que a acompanha ou, em seu sentido negativo, a necessidade de compartilhar, egoísmo, retenção, estagnação. Significa ainda proteção, recursos que podemos obter gratuitamente ou facilmente, sabedoria ou conhecimento.


Todas as pessoas possuem dentro de si um ponto de equilíbrio, a chamada “paz interior”, um lugar que pertence a cada um, constituindo-se em seu ponto de apoio, seu sustentáculo. Esta luz interior é a centelha que nos foi dada por Deus, constituindo nossa herança divina e que nos acompanhará para todo sempre.
Materialmente falando, este local sagrado pode ser representado pela casa ou local de moradia de cada um, ou seja, o lugar onde podemos recuperar nossas energias e onde nossas coisas estão organizadas e voltadas para nosso bem estar. A carta com a imagem de uma casa simétrica, representando nosso equilíbrio, pode representar também nossos familiares, ou pessoas que vivem muito próximas.
Além dos aspectos relacionados com o lar, pode representar também a casa física, ou uma propriedade que seja muito importante ou central para o consulente, como por exemplo, o prédio da empresa da qual estamos falando, se o assunto estiver relacionado com a organização ou o emprego de alguém.
Interpretação: Representa nosso equilíbrio, o que nos dá equilíbrio ou a necessidade de mantê-lo, de acordo com a carta com a qual estiver relacionada. Pode representar ainda nosso lar, nossa casa física, parentes próximos, pessoas com as quais moramos ou mesmo vizinhos.

Esta carta é relacionada com a Orixá Iemanjá, que é a orixá das águas salgadas e que representa a maternidade. É uma entidade majestosa, bonita e imponente. Representa uma mulher robusta, forte, sensual, de grande fertilidade e generosidade. Generosidade esta que é refletida na fama que tem esta orixá de criar os filos de outros, além de ser excelente mãe de seus próprios filhos. O mar, por sua vez, é energia em abundância, que representa mudanças e, geralmente, para melhor.
Esta abundância é relacionada com uma boa saúde, ou melhora de saúde para quem espera por recuperação; quando relacionada ao organismo, diz respeito aos rins e ao sistema urinário.
O mar também nos remete às mudanças oriundas de viagens, pois sempre representou para toda a humanidade um caminho de partida, capaz de conduzir-nos a qualquer outro lugar.
Interpretação: representa mudanças favoráveis, possíveis viagens. Pode indicar a necessidade de se viajar para resolver uma determinada questão, dependendo da carta com a qual se relacionar. Indica também uma boa saúde ou uma melhora de saúde; dependendo da carta com a qual se relacionar pode indicar a melhora do sistema urinário, ou um cuidado que se deve ter com este.

Passar por dificuldades é uma condição humana, inerente à necessidade que todos temos de passar por este mundo para aprendermos com nossos erros e acertos. Esta carta representa essas dificuldades, que surgem em nosso caminho com o objetivo de nos testar.
Na maior parte dos casos, os obstáculos são colocados em nosso caminho devido às nossas próprias ações, como uma lei de causa e efeito. Mesmo quando achamos que são os outros que criam situações difíceis em nossa vida, trata-se de algo que está retornando de nossas próprias ações passadas ou de um teste (que muitas vezes nós mesmos pedimos para passar) com o objetivo de verificar nosso comportamento ou habilidade perante aquela situação.
Seja lá qual for o caso, essa carta não deve ser vista como uma carta agourenta, e sim como uma carta que evidencia algo que é completamente natutal em nossas vidas. E como já foi dito pelo nosso irmão maior, não existe uma cruz tão grande que não possamos carregar e, da mesma forma, não existe obstáculo que não possamos superar.
Interpretação: obstáculo ou dificuldade relacionada com um determinado assunto ou setor da vida do consulente, mas que é perfeitamente superável, desde que a pessoa possua a maturidade de entender a situação e agir de acordo com a necessidade. Eventualmente esta carta pode indicar também um atraso na realização de alguma empreitada ou de algo que se deseja.

Esta carta, que é relacionada com o Orixá Exú, representa o aviso trazido pela espiritualidade por meio desta entidade. Assim, podemos entender que se trata de um aviso de fonte espiritual, que somente nos é trazido mediante autorização de nossos guias e protetores espirituais. O aviso trazido por este Mensageiro é normalmente de natureza cármica, de experiência espiritual importante, de algum tipo de compromisso ou missão assumida, com relação aos nossos companheiros de jornada, provenientes de nossos mentores ou de esfera espiritual que tenha a devida autorização. O aviso deve envolver nossos companheiros de jornada encarnados ou mesmo desencarnados, espíritos afins ou que possuam laços conosco, com relação às nossas atividades no mundo físico.
Assim, o mensageiro é o elo de ligação entre os homens e os Orixás, pois é ele quem vai levar os pedidos e perguntas à Eles, e depois volta trazendo as respostas. Essa carta, que é também relacionada ao elemento fogo, evoca o dinamisco da comunicação e da solução de problemas.
Interpretação: pode-se interpretar que algo que é esperado ou desejado será atendido, que mudanças estão à caminho, algo que ainda não foi concretizado está para materializar-se.